Postagens populares

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

AUTORRETRATO

 Mergulho em meu interior em busca de mim. Não sei se saberei dizer o que sou, o que sinto. Em meio à

 Mergulho em meu interior em busca de mim. Não sei se saberei dizer o que sou, o que sinto. Em meio às recordações que visito em mim descubro sensações que não posso ignorar. Sou razão e emoção. Sou alguém com senso de justiça apurado e que não admite pesos e medidas diferentes. Justiça, amor e caridade são pilares importantes para uma sociedade mais justa.


A família é o principal esteio do indivíduo e da sociedade. É da educação que nela recebemos que temos embasamento para convivência em sociedade e, talvez, por esquecimento disto ou não aprendizado, que a sociedade esteja tão perdida, conturbada e violenta. Na família aprendemos valores indispensáveis como amor, respeito, amizade, hierarquia, cooperação, partilha, fraternidade, desprendimento.

Ao sair para a conquista de um espaço próprio na sociedade estes valores são aqueles que nortearão a caminhada individual para que o ser em questão, homem ou mulher a percorra sem tripudiar sobre os demais, sem desmerecer ou enganar.

O amor em todas as formas é o que faz a vida valer à pena.

A paz de espírito é o que ilumina o indivíduo em sua caminhada para a sabedoria.

Sentimentos menores como ódio, raiva, inveja, rancor só fazem a pessoa se sentir pior. O perdão é, sem dúvida, o melhor remédio.

Corrigir nossos erros é fundamental.

A fé é fundamental para não nos deixarmos sucumbir às turbulências que a vida nos apresenta.

O sorriso é a melhor estrada para chegar às pessoas.

Tudo passa, inclusive nós e a eternidade de cada um está na semente plantada, inclusive no coração das pessoas.

Talvez, por exigir demais de mim mesma, exija das pessoas e isto possa tornar a convivência mais difícil, mas só exijo o que dou em troca e entre essas exigências o respeito, a lealdade, a fidelidade.

O amor se conquista e ele tem que ser gratuito, generoso, sem posse. O amor deixa as pessoas livres, iluminadas e o desejo de pertencimento se instaura sem laços ou amarras.

Cada uma tem sua verdade e é essencial que a pratique em todas as circunstâncias.

A humildade é um atributo fundamental nos relacionamentos, na vida em todas as suas esferas. Não confundi-la com subserviência. A humildade passa pelo reconhecimento do valor do outro.

Creio que podemos melhorar sempre. Assumir nossos e erros e culpas é fundamental para podermos desfrutar dos acertos e das vitórias.

Resumindo meu autorretrato sou alguém que ama a vida em sua plenitude o que implica aceitar as horas felizes e as adversidades, pois nossa missão primordial é o aprendizado para sermos seres humanos melhores e é destes momentos difíceis que colheremos o de mais valor para enriquecimento pessoal, assim como a ostra que só pode produzir pérolas dos sofrimentos pelos quais passa.



Isabel C S Vargas
Pelotas-RS-Brasil





Nenhum comentário:

Postar um comentário